É um prazer recebê-lo (a)! Desejamos que através do conhecimento do trabalho realizado por este ministério e do conteúdo aqui apresentado, sua vida cresça e amadureça no conhecimento da pessoa de Yhwhshua. Permita que o Eterno fale profundamente ao seu coração hoje. Que a boa, perfeita e agradável vontade do Soberano seja revelada a você, e que através da atuação do Consolador sua vida seja conformada à imagem de Yhwhshua. Esperamos tê-lo (a) sempre por aqui!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ELOHIM - אלהים - Plural ou singular ?



ELOHIM - אלהים - Plural ou singular ?

Matéria do Judaísmo Caraíta.
Apresentada por: Benyamin ben Avraham.

Uma síntese de assunto estudado na Universidade Judaica Caraíta, da qual fui aluno.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Estrela de David: símbolo pagão ou messiânico?





Estrela de David: símbolo pagão ou messiânico?



Por Tsadok Ben Derech




Atualmente, existem muitas pessoas que estão atacando a conhecida “Estrela de David”, afirmando que se trata de uma imagem pagã. Sustentam que a estrela é um símbolo que advém da adoração ao deus Molech (Moloque), conforme a dicção dos seguintes textos bíblicos:

“Antes levastes a tenda de vosso Molech [Moloque], e a estátua das vossas imagens, a ESTRELA do vosso deus, que fizestes para vós mesmos.
Portanto vos levarei cativos, para além de Damsek [Damasco], diz YHWH, Elohei Ts'vaot [Elohim dos Exércitos] é o seu nome” (Amos/Amós 5:26-27).

“Antes tomastes o tenda de Molech[Moloque], e a ESTRELA do vosso deus Reifan, figuras que vós fizestes para as adorar. Transportar-vos-ei, pois, para além de Bavel [Babilônia]” (Maassei Sh'lichim/Atos 7:43).

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Parashá semanal de cada Shabat


PARASHAH
 
Livro Bereshit (Gênesis)
1Bereshit (Princípio)7Vayetsê (E ele partiu)
2Noach (Noé)8Vayishlach (E ele enviou)
3Lech Lechá (Vá por ti)9Vaiêshev (E habitou)
4Vaierá (E Ele apareceu)10Mikêts (E foi)
5Chaiê Sará (A Vida de Sara)11Vayigásh (Ele se aproximou)
6Toledot (Gerações)12Vaichi (E viveu)
    
 
Livro Shemot (Êxodo)
1Shemot (Nomes)7Terumá (Presente-oferta)
2Vaerá (Apareci)8Tetsavê (Ordenas)
3Bo (Entra)9Ki Tissá (Então levarás)
4Beshalách (Quando ele enviou)10Vaiac'hel (E ajuntou)
5Yitro (Jetro)11Pecudê (Enumeração)
6Mishpatim (Julgamentos)  
    
 
Livro Vayicrá (Levítico)
1Vayicrá (E Ele chamou)6Acharê (Depois da morte)
2Tsav (Ordena)7Kedoshim (Santos)
3Shemini (Oitavo)8Emór (Fala)
4Tazría (Semeai)9Behar (No monte)
5Metsorá (Lepra)10Bechucotai (Em minhas leis)
    
 
Livro Bamidbar (Números)
1Bamidbar (No deserto)6Chucát (Estatuto)
2Nassó (Fazei uma contagem)7Balac (Destruidor)
3Behaalotechá (Quando subires)8Pinechás (Finéias)
4Shelach (Envia)9Matot (Tribos)
5Córach (Coré)10Mas'ê (Partidas)
   
 
Livro Devarim (Deutoronômio)
1Devarim (Palavras)7Ki Tavô (Quando entrares)
2Vaetchanan (E roguei)8Nitsavim (De pé)
3Ékev (Pois que)9Vaiêlech (E ele vai)
4Reê (Vede)10Haazínu (Ouvi)
5Shofetim (Júizes)11Vezot Haberachá (E esta é a benção)
6Ki Tetsê (Quando saíres)  
 
É costume, após a leitura da última Parashá de cada Livro, dizer-se:
CHAZÁK, CHAZÁK, VENITCHAZÊK!
FORÇA, FORÇA, E QUE SEJAMOS FORTALECIDOS!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Raízes essênias do Judaísmo Nazareno








Os Manuscritos do Mar Morto representam, sem dúvida, a maior descoberta arqueológica de todos os tempos.

Enriqueceu-se em muito a Arqueologia Bíblica por meio dos textos encontrados em Qumran, no Mar Morto. Revelaram os Manuscritos inúmeros segredos do grupo dos "essênios", e diversos historiadores de renome internacional passaram a comparar os ensinos de Yeshua com as doutrinas da referida comunidade. Alguns chegaram a dizer que "Yeshua foi essênio", enquanto outros negaram esta tese.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

PARASHIOT DA TORAH








Curso completo da Torá, em que os livros de Moshé (Moisés) são analisados à luz do Judaísmo ensinado por Yeshua e seus Sh'lichim, enriquecendo-se a exposição por meio de fontes da literaura judaica (Targum, Talmud, Midrash, Zohar e diversas fontes rabínicas).

Clique nos links abaixo para acessar o vídeo da parashá no YouTube

domingo, 19 de outubro de 2014

Nomes judaicos


A

Aharon, Aaron

Aaron era o irmão três anos mais velho que Moshê. Na corte do faraó, ele foi o porta-voz de seu povo, e ao mesmo tempo líder do sacerdócio, o primeiro Cohen Gadol.

Abba
Do radical árabe ou sírio, significa "Pai" e tem a conotação de governante ou líder. O nome era usado comumente entre os eruditos do Talmud.

Abbe, Abbey, Abby
Formas abreviadas de Abba ou Abbot. Estes nomes são também usados como formas femininas, geralmente diminutivo de Abigail. Também são usados como formas do nome Abiel.

Abel
Se tomado como cognato do assírio abalu, o significado é campina, e significa fecundidade. Na Torá o significado hebraico é "sopro". Abel era o irmão de Caim, filho de Adam e Eva.

Abiel, Aviel
Do hebraico, significando "D’us é meu Pai". Aviel é uma variante.

Abner
De origem hebraica, significa "a vela do pai". Tem a conotação de defensor (do nome do pai) ou luz e esplendor. Na Torá, Abner ben ner foi o tio do Rei Saul e comandante de seu exército.

sábado, 18 de outubro de 2014

Shabat Shalom.

Shabat halom a todos, hoje dia 18 de outubro 2014 ano atual 5775
Estudo da parashá Devarim 32:01 (Haazinu)
O texto do estudo será postada a partir de segunda feira.




sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Isaías 53 Segundo Alguns Rabinos



Sobre quem Isaías 53 está falando? Nossos comentadores antigos,de comum acordo, notaram que o contexto fala claramente sobre o ungido de Deus, o Messias.

Rambam (Maimonides), numa carta ao Iêmen (séc.XII) escreveu:

"Como será o advento do Messias, e onde Ele aparecerá?... Isaías fala, semelhantemente da época em que ele vai aparecer, sem que seu pai ou mãe sejam de família conhecida. Aparecerá como um bebê que ainda mama diante dele, como raiz numa terra seca, etc. Mas o fenômeno singular presente em sua manifestação é, que todos os reis da terra serão tomados de terror diante de sua fama - os reinos ficarão consternados e eles próprios planejarão se se oporão a Ele com armas ou adotarão outro curso de ação, confessando, de fato, a incapacidade de contenderem com Ele ou ignorar Sua presença, e ficarão tão confusos diante das maravilhas que O verão operar,que taparão a boca com as mãos; nas palavras de Isaías, ao descrever como os reis irão ouvi-lO atentamente “Diante d'Ele os reis fecharão a boca; pois o que não lhes foi dito, eles viram, e o que não ouviram, perceberam”.


A tradução aramaica de Isaías 53, atribuída ao rabi Jonathan ben Uzziel, um discípulo de Hillel, inicia-se com as palavras simples e dignas:

O nome Yaohushua, Yeshua Y'hoshua e Jesus


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PROVAS DE QUE O MESSIAS QUE VIRÁ É NEGRO

ANTES DA CONSTRUÇÃO DO CANAL DE SUEZ, EM 1859, YASHURUN (YISRA’EL) FAZIA PARTE DA ÁFRICA. OS HEBREUS IAM DE YASHURUN (YISRA’EL) ATÉ MITSRAYIM (EGITO) A PÉ OU DE CAMELO.


76 - DE ISRAEL AO EGITO 003

SABEMOS QUE OS ANTIGOS EGÍPCIOS ERAM UM POVO DE PELE NEGRA. ISSO É UM FATO COMPROVADO POR ARQUEÓLOGOS, ANTROPÓLOGOS E HISTORIADORES CONCEITUADOS COMO HERÓDOTO, R.T. PRITTCHET, GERALD MASSEY, CONDE VOLNEY CONSTANTIN E VÁRIOS OUTROS.

Bilan (Balaão), um profeta nas nações!

NÃO É POSSÍVEL AMAR O ELOHAH DE ISRAEL E DESPREZAR OU ODIAR A NAÇÃO DE ISRAEL.


COMO ALGUÉM PODE AMAR ELOHAH E DESPREZAR O SEU POVO E A SUA LEI?


Bilan tinha a presença do Eterno, sabia o nome do Eterno e se comunicava com Ele. Uma pequena parte das bênçãos que ele pronunciou para o povo judeu é lida em todas as sinagogas.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Festas judaicas








Artigo parte da série sobre

Calendário JudaicoHoje no calendário judaico é dia

do mês de do ano de 5775 .

Meses

Tishrei | Cheshvan | Kislev | Tevet

Shvat | Adar | Nissan | Iyar

Sivan | Tamuz | Av | Elul
Festividades
Shabat | Rosh Hashaná

Yom Kipur | Pessach

Lag BaÔmer | Sucot | Purim

Shavuot | Simchat Torá

Tu Bishvat | Hoshaná Rabá

Shemini Atzeret | Chanucá

Ver também

Feriados em Israel

Série Judaísmo
Yom Tov ou festival é um dia, ou vários dias observados pelos Judeus como uma comemoração sagrada ou secular de um importante evento da História Judaica. Em Hebraico, os feriados e os festivals judaicos, dependendo da sua natureza, são chamados de yom tov("dia bom"), chag ("festival") ou taanit ("jejum").

As origens das várias festas judaicas geralmente encontra-se nas mitzvot (mandamentos bíblicos), decreto rabínico, ou na modernahistória de Israel.

O Testemunho de Mashiach acende a nossa alma!


"Vocês são a luz deste mundo. Não se pode esconder uma cidade que permanece em cima de um monte. Também não se acende uma vela sob o alqueire, mas sobre o castiçal e brilha sobre toda a casa. Deste modo brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam em vocês um bom serviço e glorifiquem ao Pai de vocês que está nos Céus. Matityahu 5.14-16 




Um sábio ensina a verdade a muitos. Um grande sábio faz discípulos tão sábios como ele. Mas, só o Mashiach pode acender nossa alma para nos aproximarmos do Eterno da maneira como ele se aproxima.


Apesar de todo o entulho que o sistema religioso romano colocou na história de Ieshua, inventando um messias segundo suas conveniências, isto não anula o fato de Ieshua ter cumprido a vinda de Mashiach ben Yossef. O maior testemunho que temos, todos nós que nos libertamos do sistema religioso romano, mas que captamos a revelação sobre o verdadeiro testemunho de Ieshua, é a luz que ilumina nossas almas. Esta luz está acesa em nós em razão de estarmos conectados com o testemunho de Ieshua, o qual abre uma porta para termos acesso ao Eterno e vivermos a Torah. Ieshua disse que após ele partir viria a noite, ou seja, o tempo das trevas. Após o seu retorno aos céus sabemos o que aconteceu. A destruição do templo, o surgimento do sistema religioso romano (babilônia) e as distorções sobre sua história que levaram muitos à idolatria, além de todos os outros fatos nefastos ligados ao Galut, como o holocausto, a inquisição e etc. Esta é a noite que Ieshua disse que viria. Mas, sua luz permaneceu acesa guiando aqueles que querem de fato viver a verdade, para que retornem ao Eterno e a Torah, e permaneçam firmes até o tempo da Gueulá, da redenção. Aqueles que tem o testemunho de Ieshua permaneçam firmes, pois esta é a luz que iluminará suas almas para aprenderem a buscar o Eterno e viverem segundos os Seus mandamentos. Não basta se livrar do sistema religioso romano, é preciso permanecer ligados ao testemunho de Mashiach.


Yeshua ou Yaohushua é YHWH

Por Tsadok Ben Derech





Muito se discute sobre a elohut (“divindade”) de Yeshua, existindo entre teólogos e leigos miríades de concepções distintas acerca da questão.

Shabat: sinal da aliança eterna

 

O shabat (sábado) é um dos "Dez Mandamentos" (asseret hadibrot), ex vi do texto de Shemot/Êxodo 20:8-11. Yeshua e Sha´ul (Paulo) tinham o costume de guardar o shabat como dia santificado (Lc 4:16 e At 17:2), e historiadores afirmam que os netsarim (nazarenos) também cumpriam o mandamento do shabat.

Então, por que os cristãos substituíram o shabat (sábado) pelo domingo? Afinal, qual é o dia sagrado do ETERNO?