É um prazer recebê-lo (a)! Desejamos que através do conhecimento do trabalho realizado por este ministério e do conteúdo aqui apresentado, sua vida cresça e amadureça no conhecimento da pessoa de Yhwhshua. Permita que o Eterno fale profundamente ao seu coração hoje. Que a boa, perfeita e agradável vontade do Soberano seja revelada a você, e que através da atuação do Consolador sua vida seja conformada à imagem de Yhwhshua. Esperamos tê-lo (a) sempre por aqui!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O que significa a palavra “Amém”?


O Amém

Amém, também vem a ser uma sigla. A palavra é composta de 3 letras em hebraico: אָמֵן Esta sigla sintetiza a frase "Deus, Rei, Fiel", que em hebraico se lê El Melech Neeman. Ou seja EMN, que pode ser escrita em hebraico com as mesmas letras de amém.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9m


O cristianismo consagrou esta palavra que é uma das mais ditas em todo o mundo com o significado de “Assim seja”, com o sentido de uma confirmação ao que foi dito anteriormente por alguém. Muitos no mundo ainda julgam que o significado da palavra seja este...

Vamos entrar um pouco no sentido verdadeiro desta palavra a fim de descobrirmos o seu verdadeiro significado nas Escrituras e no judaísmo.
Origem

Esta palavra originou-se na língua hebraica como um acróstico (os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia) da frase "El melech ne emam" que significa "D-us meu Rei é fiel".

Princípios do Shabat








Princípios do Shabat!

Quando se tem em mente e no coração o sentido do Shabat como uma delicia e honra-lo, deve-se atribuir-se a alguns princípios.

O Shabat é um dia estabelecido por Hashem, para adoração plena e completa Dele, por isso Jamais as pessoas que não transgridem o Shabat podem velo como um dia qualquer e jamais igualando-se o Shabat a um dia comum. Vamos a alguns princípios.

1º Deve-se na virado que antecede o Shabat as 18:00hs da sexta, deve-se agradecer ao Eterno por esta participando do seu grande dia, e assim fazendo e realizando sua Tefilah (oração)
2º No decorrer do shabat deve-se banha-se e vestir sua melhor roupa no Shabat, as vestes tem quer ser decentes e nunca indecentes, pois você estará diante de uma autoridade que é Hashem, independentemente se você obedece e guarda o Shabat em uma congregação ou não.
3º Deve-se observar todas as instruções e proibições na Torah, para que nós não venhamos transgredirem o Shabat de Hashem! A vida é superior ao Shabat, pois somente em casos que põe a vida em risco o Shabat pode ser colocado em segunda instancia.
Vamos a algumas proibições da Torah. Não se deve trabalha! Não se deve acender fogo! Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o Shabat (sábado) do repouso ao Soberano; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá.
Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de Shabat (sábado).Êxodo 35:2-3
Benefícios do Shabat. O Ruch (Espirito) descerá sobre os obedientes, e ele o guiará a toda verdade, Amor ao próximo, ELEVAÇÃO, LIBERTAÇÃO, Cura e milagres são cedidos no Shabat. Para maiores informações acessem nosso blog, http://www.congregacaonazareno.org/
HA Tikva Ben Avraham

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Parashá Yetro (Jetro)

A Chegada de Yitrô, Sogro de Moshê


Apesar de todas as nações terem ouvido o retumbante ribombar da abertura do Mar Vermelho e perguntado acerca de seu significado, e mesmo todas saberem da vitória do povo judeu sobre Amalec, não deram ouvidos à mensagem.

Havia um único homem que escutou e captou o verdadeiro significado destes eventos transcendentes. Compreendendo que Yhwh é Onipotente, concluiu que é seu dever moral servi-Lo. Os milagres que Yhwh havia feito pelo Povo de Israel o convenceram de que Yhwh é o verdadeiro Yhwh. Este homem era Yitrô, o sogro de Moshê.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O Sinai e as Veredas (Não Tão) Antigas






É comum que pessoas de outras religiões afirmem que o caminho da teshuvá é uma nova revelação, e que o adequado seria voltar a uma fé supostamente original, de 2 mil anos atrás.

Assim como também é comum ouvirmos a citação de Yirmiyahu (Jeremias) 6:16 dentre aqueles que buscam viver uma fé mais próxima dos tempos antigos.

Todavia, é costume nos esquecermos do contexto em que as Escrituras foram reveladas, e que é fundamental para a compreensão de sua mensagem de maneira adequada.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O nome de Jesus ( Explicações surpreendentes )





MAS COMO:

YAHUSHUA ->YAHUSHA -> YESHUA
veio a ser:

J-E-S-U-S ?






Name of papyrus fragment: Nahal Hever Minor Prophets (LXXVTS 10a or LXX 8HevXII a) Dated to between 50 BCE and 50 CE source to amanuensis03 fragments of Jonah, Micah, Nahum, Habakkuk, Zephaniah and Zechariah found in the Nahal Hever cave, south of Qumran

A tradução mais antiga das Escrituras hebraicas para o grego foi a versão da LXX Septuaginta.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

SHABAT SHALOM ( PARASHÁ BESHALACH 5775) Depois de ter deixado






A FORÇA QUE VEM DO SHABAT – PARASHÁ BESHALACH 5775

"A Rebbetzin Esther Jungreis nasceu na Hungria. Ela viveu, desde sua infância, tempos difíceis para os judeus. Muitos anos antes dos nazistas dominarem a Europa, o antissemitismo já mostrava sua face mais cruel na Hungria. Os húngaros costumavam alistar jovens judeus para trabalhar em campos de trabalho escravo. As carroças que transportavam os jovens judeus passavam pela cidade de Szeged, onde vivia Esther. Seu pai, o rabino chefe da cidade, conseguia trazer para sua casa, toda semana, de 10 a 15 jovens para que passassem o Shabat com ele. Apesar do mundo lá fora ser cada vez mais horrível, quando o rabino entrava em casa e dizia "Shabat Shalom, crianças", a casa se iluminava de uma maneira especial. O dia de Shabat era um dia de muita alegria. Enquanto o mundo inteiro mergulhava em escuridão, o Shabat na casa dos Jungreis elevava todos os presente às alturas espirituais, e eles se sentiam, mesmo que por apenas um único dia, imunes à devastação que ocorria no mundo lá fora.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Rabi Moshe Cordovero – "O Ramak"



Um dos cabalistas mais notáveis de todos os tempos foi Rabi Moshe Cordovero. Mais conhecido como Ramak – um acrônimo tirado das primeiras letras de seu título e nome – Rabi Moshe Cordovero. Embora não seja certo que o próprio Ramak tenha nascido em Szfat, ele passou a maior parte da vida naquela cidade sagrada, o lar da Cabalá.

Nos aspectos revelados da Torá – o Talmud e obras associadas – o Ramak foi um estudante do renomado Rabi Yossef Caro, autor do Shulchan Aruch. O mestre elogiava muito o brilhantismo e vasto conhecimento de seu jovem aluno. Ainda em tenra idade, ele já tinha adquirido reputação de gênio extraordinário. Além de seu conhecimento em Cabalá, ele era erudito talmúdico e filósofo do mais alto nível, altamente respeitado nestes campos. Foi até mesmo um dos quatro a receber a semichá, ordenação especial de Rabi Yaacov Beirav em 1538, juntamente com Rabi Yossef Caro (professor de Lei Judaica de Cordovero), Moshe de Trani e Yossef Sagis, todos muito mais velhos e mais conhecidos que o jovem prodígio de 18 anos.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

5 Coisas que você deve saber sobre o Zohar

1) O que é o Zohar?


O Zohar é uma coleção de comentários sobre a Torah, com o propósito de guiar aquelas pessoas que já alcançaram níveis espirituais elevados desde a raíz (ou origem) de suas respectivas almas.

O Zohar compreende todos os estados espírituais que experimentam as pessoas à medida que suas respectivas almas evoluem. No final do processo, as almas alcançam aquilo que os Cabalistas chamam de “o final da correção”, o mais alto nível espiritual.

Para aqueles que não alcançaram nenhum nível espiritual, o Zohar pode parecer apenas uma compilação de alegorias e lendas que podem ser interpretadas e percebidas distintamente por cada individuo. Mas para aqueles que já alcançaram níveis espírituais, ou seja Cabalistas, o Zohar é um guia prático para levar a cabo as ações internas com o propósito de descobrir estados de percepção e de sensação mais profundos e elevados.