É um prazer recebê-lo (a)! Desejamos que através do conhecimento do trabalho realizado por este ministério e do conteúdo aqui apresentado, sua vida cresça e amadureça no conhecimento da pessoa de Yhwhshua. Permita que o Eterno fale profundamente ao seu coração hoje. Que a boa, perfeita e agradável vontade do Soberano seja revelada a você, e que através da atuação do Consolador sua vida seja conformada à imagem de Yhwhshua. Esperamos tê-lo (a) sempre por aqui!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Por que Somos Israelitas? Existem Provas Bíblicas Para esse Nome?

Podemos encontrar algum texto de apoio que demonstre que os discípulos do primeiro século formavam uma Comunidade Israelita? 

Veja o texto que encontramos em Efésios 2.12 -- "Que naquele tempo estáveis sem O Messias, separados da Comunidade de Israel, e estranhos às promessas, não tendo esperança, e sem Elohim no mundo".

O texto das Escrituras expressa muito mais do que apenas um nome, mas, também demonstra que existia uma origem nacional, uma raiz da qual surge todo o movimento de fé posterior à morte e ressurreição do Messias de Israel.

Shaul (Paulo) está falando neste trecho para os discípulos da cidade de Éfeso, portanto, se trata do grupo de discípulos numa cidade, uma localidade específica, como se nós hoje falássemos aos discípulos que se reúnem na cidade de Maringá no Paraná.

Shaul (Paulo), então lembra a eles a condição em que eles estavam antes da conversão, como se estivesse a comparar o antes e o depois. Antes estavam sem O Messias, agora estavam seguindo os ensinos do Messias. Antes eram estranhos às Alianças da Promessa, agora tinham direito a desfrutar das promessas. Antes não tinham nenhuma esperança, agora havia esperança e alegria em relação ao futuro. Antes estavam sem Deus no mundo, agora tinham Elohim. Porém, o destaque do texto recai na frase: “separados da Comunidade de Israel”. Assim, o apóstolo demonstra que os discípulos nessa cidade estavam separados do que ele chama de “Comunidade” e declara que essa Comunidade em Éfeso é Israelita, mas, que depois da conversão eles estavam incluídos, participando como membros na Comunidade Israelita.

Compreendemos que no início da Fé, quando tudo começou, a Organização Geral era identificada como uma Comunidade, mas, em cada cidade os discípulos se reuniam em Comunidade, por essa razão em Atos 6 lemos o seguinte: “Então os doze convocaram aComunidade dos Discípulos...” (Versão: Revista e Atualizada) --- São os discípulos que se reuniam em Jerusalém. Logo a seguir lemos em Atos 15.30 “Os que foram enviados desceram logo para Antioquia e, tendo reunido a Comunidade, entregaram a Epístola” (Versão: Revista e Atualizada) --- Aqui é a Comunidade em Antioquia.

Vamos agora ler com atenção a declaração de fé que encontramos em Gálatas 6.16 -- "E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Elohim". Devemos notar como Shaul (Paulo) nomeou a todos os que seguem ao Messias.

São textos das Escrituras que confirmam nossa declaração de fé de que a Comunidade de Israel (Efésios 2.12) ou Israel de Elohim (Gálatas 6.16) é a raiz inicial, e o começo de tudo e assim deveria ter continuado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário