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sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Isaías 53 Segundo Alguns Rabinos



Sobre quem Isaías 53 está falando? Nossos comentadores antigos,de comum acordo, notaram que o contexto fala claramente sobre o ungido de Deus, o Messias.

Rambam (Maimonides), numa carta ao Iêmen (séc.XII) escreveu:

"Como será o advento do Messias, e onde Ele aparecerá?... Isaías fala, semelhantemente da época em que ele vai aparecer, sem que seu pai ou mãe sejam de família conhecida. Aparecerá como um bebê que ainda mama diante dele, como raiz numa terra seca, etc. Mas o fenômeno singular presente em sua manifestação é, que todos os reis da terra serão tomados de terror diante de sua fama - os reinos ficarão consternados e eles próprios planejarão se se oporão a Ele com armas ou adotarão outro curso de ação, confessando, de fato, a incapacidade de contenderem com Ele ou ignorar Sua presença, e ficarão tão confusos diante das maravilhas que O verão operar,que taparão a boca com as mãos; nas palavras de Isaías, ao descrever como os reis irão ouvi-lO atentamente “Diante d'Ele os reis fecharão a boca; pois o que não lhes foi dito, eles viram, e o que não ouviram, perceberam”.


A tradução aramaica de Isaías 53, atribuída ao rabi Jonathan ben Uzziel, um discípulo de Hillel, inicia-se com as palavras simples e dignas:


"Eis que meu servo, o Messias, prosperará; Ele será grande e aumentará, e será excessivamente forte: como a casa de Israel olhou para ele por muitos dias, porque as feições deles eram obscuras entre as pessoas, e a aparência deles além dos filhos dos homens . (Targum Jonathan em Isaías 53, ad Iocum)

Nós encontramos a mesma interpretação no Talmud babilônico: 

"O Messias - como é o Seu nome? ... Os Rabis dizem: o leproso; os da casa do rabi dizem: o doente, como está dito: "Certamente Ele levou sobre Si as nossa enfermidades”(Sinédrio 98B )

Nos Mistérios do Rabi Shim'on ben Yohai (Midrash), encontramos: 

"E Armilaus se unirá à batalha com o Messias, o filho de Efraim, no portão Oriental...; e o Messias, o filho de Efraim, morrerá lá, e Israel pranteará por Ele. E depois, o Santo revelará a eles o Messias, o Filho de Davi, a quem Israel vai querer apedrejar,dizendo: Tu falas falsamente, o Messias já foi morto, e não há outro Messias que se levante (após Ele); e assim O desprezarão, como está escrito: "Desprezado e o mais rejeitado entre os homens"; mas ele voltará e se esconderá deles, de acordo com as palavras: " Como um de quem os homens escondem o rosto."

Mesmo o Zohar II, 212a (medieval) afirma:

"Há, no Jardim do Éden um palácio chamado o Palácio dos Filhos das doenças. O Messias entra neste palácio e convoca para Si toda dor e todo castigo de Israel. Todos eles vêm e se põem sobre Ele. E caso não os houvesse levado sobre si,não haveria nenhum homem capaz de suportar os castigos de Israel pelas transgressões da lei; como está escrito: "Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si.”

Nachmanides (Rabino Moshe ben Nachman) (séc. XIII), afirmou:

"Supõe-se que a visão correta em relação a este Parashah vem através da frase”meu servo” que significa todo o Israel... Contudo, como opinião diferente, adotou-se pelo Midrash, que se refere ao Messias, é necessário que a expliquemos de conformidade com a nova opinião lá mantida. O profeta diz, O Messias, o Filho de Davi, sobre quem o texto fala, nunca será conquistado nem perecerá pelas mãos dos seus inimigos. E, de fato, o texto ensina isso claramente...

“Pelas suas pisaduras fomos sarados – por causa das pisaduras pelas quais foi humilhado e angustiado Ele nos curará; Deus nos perdoará por Sua justiça, e seremos curados tanto de nossas próprias transgressões quanto das iniqüidades de nossos pais.

No Midrash Rabbah, há uma explicação sobre Rute 2:14: ????????

"Ele está falando sobre o Rei Messias: "Achega-te para aqui” -aproxime-se do trono e “molha no vinho/vinagre(?)teu bocado”. Isto se refere aos castigos como está escrito: "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades. “

No Midrash Tanhuma, parasha Toldot, diz:

"Quem és tu, ó grande monte?" (Zacarias 4:7)
Isto se refere ao Rei Messias. E por que o chama de "grande monte"? Porque é maior do que os patriarcas, como está dito: "O meu servo será exaltado e elevado, e será mui sublime". Ele será mais elevado que Abraão, que disse: Gênesis 14:22 - Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,

elevado acima de Moisés, de quem se disse: Números 11:12 - Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?

mais sublime do que os anjos ministradores, de quem está escrito:
Ezequiel 1:18 - E os seus aros eram tão altos, que faziam medo; e estas quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor.

E de quem Ele sairá? Sairá de Davi.

Yalkut ii/II: 571 (séc. XIII), diz:

“Quem és tu, ó grande monte?” (Zac.IV.7) Isto se refere ao Rei Messias. E por que O chama “grande monte”? Porque ele é maior do que os patriarcas, como está escrito: "O meu servo será exaltado e elevado e será mui sublime" - ele será maior do que Abraão... exaltado acima de Moisés,... mais sublime do que os anjos ministradores.

Yalkut ii. 620 (séc. XIII), no que diz respeito aos Salmos 2:6

"Ou seja, eu o tirei dos castigos... Os castigos são divididos em três partes: uma para Davi e os patriarcas, uma para nossa própria geração, e uma para o Rei Messias, e isto é o que está escrito: "Ele foi traspassado por nossas transgressões", etc

O Rabi Elijah de Vidas (séc. XVI) escreveu:

"Uma vez que o Messias leva nossas iniqüidades, que produzem o efeito d’Ele ser ferido, segue-se que aquele que não admitir que o Messias sofra assim por nossas iniqüidades, deve suportá-las e sofrê-las ele mesmo.

O culto musaf (adicional) para o Dia da Expiação, Philips Machzor (séc.20)

Nosso justo ungido nos deixou: horror que caiu sobre nós, e não temos ninguém para nos justificar. Ele suportou o jugo das nossas iniqüidades e nossa transgressão; está ferido por causa de nossa transgressão. Ele levou nossos pecados sobre seus ombros, para que possa encontrar perdão para nossas iniqüidades. Seremos curadas por sua ferida, no momento em que o Eterno O criar (o Messias) como uma nova criatura. Ó, levante-O do círculo da Terra. Erga-o de Seir, para nos reunir, uma segunda vez, no Monte Líbano, pela mão de Yinnon.

Rabi Moshe Kohen ibn Crispin, um rabi do século XV na Espanha, explica: 

"Esta passagem, explicam os analistas, fala do cativeiro de Israel, embora o número singular seja usado nela toda. Outros supuseram que significa o Justo neste mundo atual, que foi esmagado e oprimido agora ... mas estes também , pela mesma razão, ao alterar o número, distorcem os versículos do seu significado natural. E, então, pareceu-me que... esquecendo o conhecimento dos nossos Mestres, e inclinados "pela dureza de seus próprios corações", e por sua própria opinião, tenho o prazer de interpretá-lo, de acordo com o ensinamento de nossos Rabis, do Rei Messias."

O Rabi Moshe Alsheikh, Rabi de Safed, fim do século XVI, salienta este fato, dizendo:

"Eu posso observar então, que os nossos Rabis, a uma só voz, aceitam e afirmam a opinião de que o profeta está falando do Rei Messias.” 

Rabi Sh'lomoh Astruc (séc. XIV)

"Meu servo prosperará, ou será verdadeiramente inteligente, porque através da inteligência o homem é realmente homem – é a inteligência que faz dum homem o que ele é. E o profeta chama o Rei Messias meu servo, falando como se O houvesse enviado. Ou talvez chame todo o povo de meu servo, como diz acima “meu povo” (III.6): quando ele fala sobre o povo, o Rei Messias está incluído nele, e quando fala sobre o Rei Messias, o povo está em conjunto com ele. O que ele diz então é, que meu servo, o rei Messias, prosperará.”

Falando sobre o que interessa está o comentário do grande educador judeu, Homberg Herz (1749-1841), que diz:

"Segundo a opinião de Rashi e Ibn Ezra, isto se refere a Israel no final do seu cativeiro. Mas, nesse caso, qual será o significado da passagem: "Ele foi traspassado pelas nossas transgressões"? Quem foi traspassado? Quem são os transgressores? Quem levou as enfermidades e suportou a dor? O fato é que isto se refere ao Rei Messias.

Um de nossos maiores poetas religiosos judeus, Eliezer HaKalir, parafraseou este capítulo, no século IX, tornando-o uma poesia com rima e métrica. É recitado na oração do Yom Kippur, de Kether:
"O Messias, nossa justiça, se afastou de nós: estamos em terror e não há ninguém que nos justifique! Nossas iniqüidades e o jugo de nossas transgressões Ele levou, pois foi traspassado por nossas transgressões: Ele leva nossos pecados sobre seus ombros, para que possamos encontrar perdão para nossas iniqüidades e por suas pisaduras fomos sarados. Ó eterno, chegou a hora de fazer uma nova criação: levante-o da abóbada do céu, retire-o de Seir, para que Ele possa fazer Sua voz ouvida desde o Líbano, uma segunda vez pela mão do Yinnon.

Abaixo estão as observações do Karaíta Yefeth ben Ali(séc.X) 

"Quanto a mim, sou inclinado, juntamente com Benjamin de Nehawend, a considerá-lo como aludindo ao Messias, e que inicia com uma descrição de sua condição no exílio, desde o seu nascimento até sua ascenção ao trono: pois o profeta começa falando que Ele está sentado numa posição de grande honra e, entãos volta a relatar tudo o que Lhe acontecerá durante o cativeiro. Ele nos dá a entender, portanto, duas coisas: em primeiro lugar, que o Messias só irá atingir o seu mais alto grau de honra após longas e severas provações, e em segundo lugar, que estas provações lhe serão enviadas como uma espécie de sinal, de modo que, ao se encontrar sob o jugo de infortúnios e permanecer puro em suas ações, ele possa saber que é o desejado....”

Com as palavras "Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades", querem dizer que as dores e enfermidades pelas quais passou eram merecidas por eles, mas que ele as suportou em seu lugar. . . Acho necessário aqui, pausar por alguns instantes, a fim de explicar porque Deus fez estas enfermidades recaírem sobre o Messias por amor a Israel... O povo merecia de Deus um castigo muito maior do que o que recebeu, mas não sendo suficientemente forte para suportar isso. . . Deus nomeia seu servo para levar os pecados deles, e ao fazer isso, torna o castigo deles mais leve, a fim de que Israel não fosse completamente exterminado.

"E o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós". O profeta, não quer com avon dizer iniqüidade, mas punição para iniqüidade, como na passagem, "Sabei que o vosso pecado vos há de achar" (Num. 32:23).

Lekach Tov (séc.XI- Midrash), afirma:

"E que seu [de Israel] reino seja exaltado", nos dias do Messias, de quem se diz: "Eis que meu servo prosperará, será exaltado e elevado, e será mui sublime."

Estas são algumas das antigas interpretações atribuindo este capítulo ao Messias sofredor e exaltado.

Rashi (rabi Shlomo Itzchaki, 1040-1105) e alguns dos últimos rabis, porém, começaram a interpretar a passagem como se referisse a Israel. Eles sabiam que as interpretações mais antigas a referiam como ao Messias. No entanto, Rashi viveu num tempo quando se praticava uma distorção medieval degenerada da Cristandade. Ele queria impedir o povo judeu de aceitar tal fé e, embora suas intenções fossem sinceras, outros proeminentes rabis e líderes judaicos perceberam as inconsistências da interpretação de Rashi. Eles apresentaram uma objeção tripla a sua inovação. Primeiro, mostraram o consenso da opinião antiga. Depois, apontaram que o texto está no singular. E em terceiro lugar, notaram o versículo oito. Este versículo apresenta uma dificuldade intransponível para aqueles que interpretaram esta passagem como se referisse a Israel. Ela diz o seguinte: "Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes, por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.”

Onde o povo judeu, que Deus nos livre, foi alguma vez “cortado da terra dos viventes”? Nunca! Em Jeremias 31:35-37, Deus prometeu que existiremos para sempre. Orgulhamo-nos de Am Yisrael Chai - "O povo de Israel está bem vivo". Do mesmo modo, é impossível afirmar que Israel sofreu pelas transgressões do "meu povo", o que evidentemente significa o povo de Isaías. Certamente o povo de Isaías não eram os gentios, mas os judeus.

As palavras do profeta Isaías são palavras de esperança. Temos um futuro glorioso e um presente abundante se nos apropriarmos da salvação feita possível por Aquele que "foi traspassado por nossas transgressões e moído por nossas iniqüidades."

Isaías 52:13 – 53:12 - Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. 14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens. 15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão. QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

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